O mundo da joalheria pega fogo com nomes frescos e ótimos lançamentos para o Dia das Mães.
Christopher Alexander é o nome por trás dos maxibrincos que estão deixando todo mundo com vontade de prender os cabelos e expor as orelhas novamente. O sucesso de suas peças-instalação é de tal ordem que, de uma hora para outra, ele precisou correr atrás de novos fornecedores e está montando um e-commerce às pressas para atender a demanda das amigas de suas amigas por seus “brincos de vestir”, chamados assim porque têm o mesmo efeito no visual de uma peça de roupa “uau”.
Ainda que o sucesso tenha acontecido da noite para o dia, o catarinense de origem tcheca – seu sobrenome é Casza – já é um velho conhecido da cena moderninha paulistana. O primeiro brinco que desenhou foi meio por acaso, em 2003, a pedido das gêmeas Isadora e Carolina Krieger, em cujo ateliê-loja, que ficava na Galeria Ouro Fino, ele fazia um pouco de tudo, incluindo styling. “Um dia elas me pediram para criar um par de brincos para arrematar um look que seria desfilado na Casa de Criadores. Deu tão certo que desenhei as bijoux dos oito desfiles seguintes de As Gêmeas.Eram para ser apenas peças de passarela, mas esgotavam um mês após cada apresentação”, conta. Depois veio uma passagem pelo ateliê da joalheira Camila Sarpi,uma parceria com o estilista Ale Brito e um desfile solo na mesma Casa de Criadores, em 2011 – com direito a piano e poema recitado ao fundo. Christopher começou a chamar atenção da moda mainstream em junho de 2012, quando André Lima o convidou para desenhar os brincos que desfilaria com a sua coleção do verão passado. No início deste ano, foi a vez da Alcaçuz convocá-lo para assinar bracelete, colar e dois brincos, na capsule collection batizada Savana Dreams.“A partir daí tive contato com a parte mais burocrática do processo criativo, fundamental para o momento que vivo hoje.”
Seus brincos também roubaram a cena no último desfile da Neon, em março, mas foi graças ao empurrãozinho de amigas como a maquiadora Vanessa Rozan e a estilista Valérie Ciriadès que as longas franjas de seda colorida e as chapas de metal cortadas a laser com acabamento esmaltado viraram hit do Instagram e colocaram as bijoux de Chris no radar de fashionistas antenadas. Vanessa, inclusive,é a razão de ser da coleção Liceu (homenagem a seu Liceu de Maquiagem), que começa a ser vendida este mês. E ele está cheio de planos: “Quero fazer desdobramentos temáticos sobre as peças bidimensionais que já viraram minha marca registrada. Vou sem medo do déco ao nouveau,passando por África e Grécia, e nada impede que um dia mude tudo e crie peças pequenas enfeitadas com pedras”.Estamos com as orelhas a postos!
Choix: Rua Professor Arthur Ramos, 181, tel. (11)2649-4265, SP