Janeiro / Fevereiro 2014
O designer de joias Christopher Alexander vem despontando aos poucos no cenário fashion. Sempre ligado a marcas bacanas. O designer de 28 anos está por trás das peças de impacto que já foram vistas em coleções, parcerias e desfiles de grifes como André Lima, Neon, Alcaçuz, Alê Brito e Valérie Ciriadès.
E é justamente essa diversidade que o toma interessante: cria peças para duas marcas tão distintas como Alcaçuz e Alê Brito, sem perder seu DNA.
O antigo vendedor da marca As Gêmeas é formado pela Escola Panamericana de Arte e Design, em São Paulo,começou a desenvolver peças em 2006 em algumas parcerias, mas foi em 2011 que fez sua própria marca de jóias, tendo como foco os brincos. As artes plásticas, o cinema e a literatura é onde o designer busca inspiração para produzir suas peças. Seus brincos enormes, braceletes e acessórios para o cabelo já estão sendo reconhecidos por uma mistura bem característica entre formas, cores e materiais.
As peças são montadas manualmente, uma a uma. Os principais materiais usados são o metal banhado, acrílico, resinas, vidros, porcelanas e esmaltes. Sua marca já lançou duas coleções: a Chinoiserie, mais atual, é uma coleção de brincos que evoca o mistério, a sofisticação e a sensualidade das linhas orientais, inspirada em um tema recorrente da arte Européia desde o século XVII, o qual evoca os estilos Chineses na arte e na arquitetura ocidentais. Já a coleção Liceu é inspirada no universo do Liceu de Maquiagem que remete a Belle Époque com detalhes sutis em seus espaços.
Os lustres e o pavão presentes na decoração do espaço são fortes referencias pre-sentes nos brincos, tiara e pentes de cabelo em metal banhado, prata, ouro, cobre e esmaltes coloridos.
A convite da marca Alcaçuz, Christopher Alexander desenvolveu quatro peças que completam a nova coleção. São dois brincos, um bracelete e um colar, que não só recheiam o Inverno 2013 da Alcaçuz com elementos art deco, mas também trazem para os acessórios uma pegada étnica, inspiradas por máscaras africanas e pinturas tribais. As peças são em latão banhado a ouro 18k, acrílico, esmaltes coloridos e resina transparente.
Os modelos de brinco e colar desenvolvidos exclusivamente para a estilista Valérie Ciriadès foram inspirados no tema da coleção, a Indochina. As peças de tiragem limitada, são em metal banhado a ouro 18k e esmaltadas com algumas das cores da coleção, o laranja, o verde e o off-white.
As joias produzidas por Christopher Alexander podem ser encontradas na loja Choix, em São Paulo, no Liceu de Maquiagem, também em São Paulo, e no e-commerce no site (www.christopheralexander.com.br).